{Resenha} Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

terça-feira, janeiro 20, 2015



Ganhei esse livro no natal de 2013, mas como estava lendo outros livros, acabei deixando para ler somente no natal de 2014. Afinal, as histórias se passam nessa época e eu queria que o clima da leitura fosse o mesmo, hihi! Por conta das férias (sdds Rio, mas sem saudades do calorzão haha), não consegui postar ainda em dezembro, mas como eu adoro prolongar essa vibe de final de ano, achei ótimo que a primeira resenha de 2015 seja com esse livro ♥ hihi.

Deixe a Neve Cair é um livro que apresenta três contos: O Expresso Jubileu, de Maureen Johnson; O Milagre da Torcida de Natal, de John Green; O Santo Padroeiro dos Porcos, de Lauren Myracle. As três histórias tem uma conexão entre elas, com citações dos personagens em basicamente todos os contos. E eu adorei isso, achei que criou um laço legal entre elas.





_________________________________________________________________________________

'Meu nome é Jubileu Dougal. Para um momento para absorver a informação.' - Pág. 9

O primeiro, O Expresso Jubileu, conta a história de Jubileu Dougal, uma menina meio nerd que namora um cara super popular na escola, Noah - atlético, acadêmico, faz parte do conselho, etc. Depois de um incidente por causa de uma coleção de miniaturas de natal, pelas quais seus pais são viciados e que acabou os colocando na cadeia (mesmo que inocentes), a menina foi obrigada a entrar em um trem para a Flórida, para passar as festas com seus avós. Com uma super nevasca, que não deixou que o trem avançasse, ela se vê perdida no meio do nada, com neve para todo o lado, longe do seu namorado e, para piorar, com um bando de líderes de torcida histéricas à bordo.

'Eu tinha duas escolhas: poderia ficar ali no trem descarrilhado frio e escuro ou poderia fazer alguma coisa de fato.' Pág. 34

Então, depois de ver uma Waffle House mais ou menos perto de onde estava (e praticamente o único lugar que parecia ter um aquecedor por ali), ela decidiu sair do trem e ir até lá se aquecer. Lá, ela encontra o doidinho Homem de Alumínio e Stuart, um gentil menino que oferece sua casa para que ela passe a noite, já que seu trem provavelmente não iria a lugar nenhum por um bom tempo. 

Decepcionada por Noah nunca a atender e, quando finalmente atende, parecer não se importar muito com a situação super chata da namorada, Jubileu começa a repensar esse relacionamento que, agora ela percebe, foi feito de mais presenças em eventos com ele do que em momentos legais compartilhados pelos dois.

'Nossa... passei um ano entediada. Não falava sobre mim havia séculos. Stuart estava falando sobre mim. Estava prestando atenção.' Pág. 105

Depois de cair em um lago congelado, conhecer a adorável (mas casamenteira) mãe do Stuart e passar por algumas outras aventuras, Jubileu percebe que seu relacionamento não era perfeito como imaginava.
_________________________________________________________________________________



O Milagre da Torcida de Natal, de John Green, conta sobre Tobin, um menino da mesma cidade de Stuart (do 1º conto), que vai passar o natal sem os pais por causa da nevasca. Mas como está com seus melhores amigo, Duke (que na verdade se chama Angie, mas os meninos a apelidaram assim) e JP, numa maratona de filmes do James Bond, não se importa muito.

[...] o bom e misericordioso Deus Todo-Poderoso foi gentil com o servo Keun e achou justo enviar catorze líderes de torcida de Pensilvânia, vestindo uniforme de aquecimento, para nossa humilde Waffle House. Cavalheiros, não estou brincando. [...] E agora vocês percebem o que está em jogo! A melhor noite da minha vida acaba de começar. E eu estou convidando vocês a se juntarem a mim, porque sou o melhor amigo do mundo. - Pág, 129

Mas então o filme é interrompido pela ligação de Keun, amigo dos três, que os convida a ir até a Waffle House, onde está trabalhando, porque 14 líderes de torcida estão lá (aquelas do trem da Jubileu). Os meninos, claro, dizem que sim na hora! Duke é convencida apenas pelo fato de adorar as batatas do lugar. Então, apressados, pois os outros 2 funcionários da loja também chamaram os amigos e não poderiam entrar todos, eles pegam o carro e tentam um atalho. Porém, com a quantidade de neve que está lá fora, eles se veem em uma grande enrascada, com direito a carro deslizando de ré na neve, depois batendo e atolando em um grande banco de neve, uma corrida pela estrada e sabotagem de seus competidores, hehe.

'Caímos juntos no chão, e a inércia me fez rolar para cima dela. O rosto de Duke estava próximo o bastante do meu para misturar nossa respiração congelante entre nós. Senti o peso dela abaixo do meu, e algo caiu no meu estômago quando ela sorriu para mim.' Pág. 181

No meio de todas essas aventuras, Tobin começa a perceber que talvez o amor tenha estado ao lado dele esse tempo todo.

_________________________________________________________________________________

O Santo Padroeiro dos Porcos conta sobre Addie, a (ex) namorada de Jeb (o menino que Jubilei encontra no trem). Já no primeiro conto, a gente percebe que a situação dos dois é complicada, já que Jeb diz ter uma namorada, mas que ela o traiu e ele não sabia em que pé estavam e tentava encontrá-la para resolver essa situação. Neste terceiro conto, entendemos a perspectiva dela sobre tudo o que realmente aconteceu e como está arrependida.

'Somente ontem, quando Jeb não apareceu na Starbucks, foi que mandou a mensagem em alto e bom som de que não me amava mais.' Pág. 225

Addie, achando que ele não apareceu ao encontro deles porque não queria mais nada com ela, fica super triste, faz um corte radical no cabelo e se apoia nas suas amigas. Revivendo os momentos e tudo que aconteceu, e com uma ajudinha bem sincera das meninas, ela percebe que tinha sim que mudar suas atitudes e não só com o seu namorado, mas também com as outras pessoas que estão à sua volta e se importam com ela.
_________________________________________________________________________________



O livro é super leve e facinho de ler. Quando você vê, já terminou um conto e vai indo naquela de 'só mais um capítulo' até terminar! Acho que o que eu mais gostei foi o do John Green (juro que tentei não ser influenciada por já gostar de outros livros dele hehe). Para mim foi o mais rápido e gostoso de ler, mas os outros são bem legais também!

Não me arrependi de ter esperado para ler e, mesmo que aqui não estivesse nevando, me senti no clima e magia do livro. 


 Editora: Rocco Jovens Leitores   Páginas: 335  ● Nota: 4/5  Ano: 2013  ●   Skoob  




Quem ai também já leu?
O que acharam?



Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Li esse livro no começo do ano passado e adorei, também! O meu conto preferido foi O expresso Jubileu.

    Realmente é um livro super leve e o clima de Natal é ótimo! Adorei sua resenha, também, por sinal.

    Beeijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ficou como meu segundo favorito! Rsrs
      Eba, fico feliz que tenha gostado, chiquita! :)
      Besitos! :*

      Excluir
  2. Ah eu tô lendo esse livro e estou gostando muito!
    Seu blog é muito lindo meninas, parabéns viu?
    Beijos http://www.jessicagomes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, não é? <3
      Oun, muchas gracias, Jessica! Fico feliz que tenha gostado!
      Besitos! :*

      Excluir