{Resenha} Extraordinário - R. J. Palacio

quinta-feira, abril 23, 2015

'Não julgue um livro menino pela capa cara.'



Nada como aproveitar o Dia Mundial do Livro para tirar as teias da categoria Resenhas aqui do blog, né?  E o livro de hoje é o fofo Extraordinário do R. J. Palacio.


''Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção'. Pág. 11


Palacio escreve a história de August, ou Auggie - como é chamado -, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética que lhe deixou uma sequela grave: uma forte deformidade na face. Por isso Auggie nunca frequentou a escola e sempre teve pouquíssimos amigos. Mas agora, prestes a começar o quinto ano, ele quer começar a ir a escola como um garoto normal.


'Percebi que algumas crianças com certeza estavam me olhando. Então fiz o que sempre faço: fingi não notar.' Pág. 44


'Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho.' Pág. 11

'Evitavam esbarrar em mim a qualquer custo, dando a volta e pegando o caminho mais longo, como se eu tivesse algum germe que elas pudessem pegar; como se meu rosto fosse contagioso.' Pág. 68


A escola já não é um lugar fácil muitas vezes, convenhamos. E crianças tendem a ser malvadas, muitas vezes não propositalmente (algumas, sim, vamos combinar! haha), mas por serem mais sinceras, muitas vezes até inocentes, ignorantes das consequências de suas ações. Então no caso do Auggie, que tem um defeito físico que causa estranheza nas pessoas, a situação fica ainda mais difícil.


'Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.' Pág. 55


Mas a questão principal que o livro aborda, ao meu ver, não é nem a "maldade" e inocência das crianças, e sim como muitos adultos, mesmo crescidos e maduros, também não sabem conviver com o diferente e acabam incentivando, mesmo que involuntariamente, esse tipo de preconceito. Claro que estou falando aqui de uma parcela de pessoas, e não de todo mundo. O livro mesmo mostra tanto as pessoas com preconceito como as sem, além das que muitas vezes não tem, mas se abala pelo julgamento do resto da sociedade. 


'Ele era tão bem-humorado com relação a ai mesmo. Essa era uma das coisas que eu mais gostava no Auggie.' Pág. 137



O ponto mais incrível, na minha opinião, é a gentileza. Das pessoas - algumas! - ao redor de Auggie e, principalmente, do próprio menino. É incrível como ele, tão novo, lida com as situações que passa e mostra a todos que ele só quer gentileza dos outros e nada mais.


'Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola.' Pág. 89 - Via, irmã de Auggie.

'Algumas crianças realmente me perguntam por que eu ando tanto com 'o esquisito'. Esse pessoal nem o conhece direito. Se conhecesse, não o chamaria assim.' Pág. 127 - Summer, amiga de Auggie.



Adorei como o livro mostra também a visão de outros personagens sobre o menino e seus pensamentos - puros e 'impuros', afinal, também são humanos.


'Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por ai e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscaras.' Pág. 80


Adorei o livro e achei uma linda lição e lembrança de que precisamos ser menos egoístas, pensar mais no sentimento dos outros e ser mais gentis uns com os outros. Não custa nada 





A minha edição é com a capa nova - que eu achei linda. Apesar de ter poucos capítulos, o livro é de fácil leitura e tão envolvente que quando você vê, já acabou!



 Editora: Intrínseca   Páginas: 318  ● Nota: 4/5  Ano: 2013  ●   Skoob  





Quem também já leu?
O que acharam? :)



Colorín colorado este cuento se ha acabado.

You Might Also Like

2 comentários

  1. A história é linda e o livro em si, ilustração de capa, fonte utilizada,folhas, enfim tudo perfeito!!!

    ResponderExcluir